quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Capacidades de leitura- Proposta A - Capacidades de leitura - Proposta B - Olivivia, Alessandra e Aurea

Capacidades de leituraProposta A
A leitura a ser desenvolvida já fora levada ao aluno sem uma preparação prévia, onde a leitura assume, nesse contexto, uma mera reprodução de conhecimentos.
1- As três primeiras questões da proposta A exploram apenas a capacidade de: localizar informação explícita no texto, isto porque as questões para serem resolvidas bastava uma leitura sem inferências, pois as respostas estavam claramente contidas no texto.
2- A quarta questão explorou a capacidade de posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto, no entanto não foram desenvolvidas outras capacidades para que o leitor pudesse ir construindo seu posicionamento, no caso, a proposta apresenta uma solicitação num momento ainda inadequado.

Capacidades de leituraProposta B·
A primeira questão da proposta desenvolve a capacidade de estabelecer relações entre o texto (Milagre Brasileiro) e outros (entrevista com a família), explorando-se assim a intertextualidade.
A segunda questão desenvolve as capacidades de estabelecer relações entre informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente; ainda, estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados.
A terceira questão desenvolve as capacidades de leitura que buscam:
- inferir uma informação implícita no texto: a inferência deveria basear-se em informações globais, pois o texto traz muitas informações que desencadearam o fato, além do necessitar ter o conhecimento do vocábulo “milagre” para encontrar seu sentido figurado no texto;
- o reconhecimento de efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais: “isso foi um milagre”, “isso parecia de fato um milagre”, ou seja, o leitor deveria utilizar dessas expressões para tentar compreender o texto;
- inferir, a partir de elementos presentes no texto, o posicionamento do autor: isto posto que, o leitor deverá perceber o posicionamento do autor, mais claramente no final do texto, onde coloca de maneira até meio irônica seu ponto de vista;
- estabelecer relações entre informações presentes no texto: o leitor deverá perceber que um acontecimento vai dependendo do ao outro gradativamente: chegada da indústria automobilística e crescimento industrial; importação ampliada para atender a demanda interna... ;- estabelecer relações de causa e conseqüência entre os episódios narrados: (no caso, preenchimento da tabela e a pesquisa solicitada): é uma atividade que realmente confirma a compreensão ou não do texto, visto que busca comparar períodos diferentes da história.
AUREA de OLIVEIRA

Nenhum comentário: