Boletim de Avaliação de Alunos
Notas do Interior são maiores do que da Grande SPFonte: Diário de São Paulo (26/02/07)Em todas as séries, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, o desempenho das escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo é pior do que o resultado das unidades do Interior; segundo as notas médias do último Saresp. A maior diferença foi verificada em português, na 1ª série do ensino fundamental, estágio em que o aluno do Interior (Litoral, inclusive) da rede ficou com média 10,7% superior ao colega da Grande SP.Para professores, no Interior, há mais participação da comunidade na vida da escola. Para a Secretaria Estadual de Educação (SEE), quatro hipóteses ajudam a explicar o melhor resultado dos alunos interioranos: os tamanhos das escolas; das turmas, a taxa de abandono e a localização geográfica combinada com o grau de vulnerabilidade dos jovens.As duas primeiras têm relação com a maior demanda da Grande SP, onde a pasta ainda não conseguiu extinguir o turno da fome, período intermediário de aula. que coincide com a hora do almoço e reduz o tempo de estudo na escola.Abandono menor no Interior, diz a SEE, há mais escolas de menor porte, com menos alunos e, em geral, menor taxa de abandono, que em 2005 ficou em 1,8% no fundamental e 7% no ensino médio.A pasta não divulgou taxas de abandono por regiões. Outra explicação: quanto maior o grau de vulnerabilidade juvenil pior o desempenho no Saresp. A maior parte dos alunos da Capital e arredores estuda em locais de vulnerabilidade média ou alta. O pior desempenho da Grande SP, de certa forma, explica o porquê de o governo Serra dar prioridade às escolas da Capital na implantação de um auxiliar para o professor de 1ª série: só 3027 classes da Capital receberão o auxiliar em 2007."Obviamente, (os maus resultados do Saresp) têm a ver com a alfabetização. Os alunos não entendem os problemas. Fizemos um exame com eles e não sabiam o que era a palavra perímetro", diz Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, que oferece bolsas de estudo a alunos da rede estadual.
OR EST PESQUISA
OF
--
N
100
OF
1
--
N
095
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
098
HORA DA LEITURA
OF
1
N
095
OF
--
--
N
100
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
097
EXP MATEMATICAS
OF
--
N
100
OF
--
--
N
100
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
100
SAUDE QUAL VIDA
OF
3
N
090
OF
1
--
N
097
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
093
EMPREEND SOCIAL
OF
--
N
100
OF
4
--
N
080
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
090
AA TEATRO
OF
1
N
097
OF
2
--
N
093
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
095
AEM ESPORTE
OF
2
N
093
OF
1
--
N
097
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
095
Escala de Avaliação
Legendas
RESULTADO FINAL
OBS: As avaliações e freqüências acima se referem somente à Escola citada. No caso de transferências, o aluno deve recuperar pela Escola a que cursava. A disciplina Ensino Religioso não é considerada para fins de prosseguimento de estudos.
NOTAS DE 0 ATE 10 COM INCREMENTO DE 1
1 - Aprovado (a) 3 - Retido (a) por Freqüência Insuficiente4 - Retido (a) por Rendimento InsuficienteAC - Ausências CompensadasPR - Participou da Recuperação
Protocolo de Boletim de Resultados de Avaliações
Recebi o Boletim de Resultados de Avaliações e declaro estar ciente das avaliações e faltas obtidas pelo (a) meu (minha) filho (a), nesta Escola e ano letivo até a presente data.
Aluno(a):
ADRIELI DE PAULA ROZ CANOS
R.A.:
000048916577 1 SP
Curso:
ENSINO FUNDAMENTAL
8. SERIE
Turma:
A
No.
1
Turno:
INTEGRAL
Assinatura do Pai ou responsável:
São Paulo, ________/________/________
Período: 2º BIMESTRE
Notas do Interior são maiores do que da Grande SPFonte: Diário de São Paulo (26/02/07)Em todas as séries, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, o desempenho das escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo é pior do que o resultado das unidades do Interior; segundo as notas médias do último Saresp. A maior diferença foi verificada em português, na 1ª série do ensino fundamental, estágio em que o aluno do Interior (Litoral, inclusive) da rede ficou com média 10,7% superior ao colega da Grande SP.Para professores, no Interior, há mais participação da comunidade na vida da escola. Para a Secretaria Estadual de Educação (SEE), quatro hipóteses ajudam a explicar o melhor resultado dos alunos interioranos: os tamanhos das escolas; das turmas, a taxa de abandono e a localização geográfica combinada com o grau de vulnerabilidade dos jovens.As duas primeiras têm relação com a maior demanda da Grande SP, onde a pasta ainda não conseguiu extinguir o turno da fome, período intermediário de aula. que coincide com a hora do almoço e reduz o tempo de estudo na escola.Abandono menor no Interior, diz a SEE, há mais escolas de menor porte, com menos alunos e, em geral, menor taxa de abandono, que em 2005 ficou em 1,8% no fundamental e 7% no ensino médio.A pasta não divulgou taxas de abandono por regiões. Outra explicação: quanto maior o grau de vulnerabilidade juvenil pior o desempenho no Saresp. A maior parte dos alunos da Capital e arredores estuda em locais de vulnerabilidade média ou alta. O pior desempenho da Grande SP, de certa forma, explica o porquê de o governo Serra dar prioridade às escolas da Capital na implantação de um auxiliar para o professor de 1ª série: só 3027 classes da Capital receberão o auxiliar em 2007."Obviamente, (os maus resultados do Saresp) têm a ver com a alfabetização. Os alunos não entendem os problemas. Fizemos um exame com eles e não sabiam o que era a palavra perímetro", diz Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, que oferece bolsas de estudo a alunos da rede estadual.
OR EST PESQUISA
OF
--
N
100
OF
1
--
N
095
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
098
HORA DA LEITURA
OF
1
N
095
OF
--
--
N
100
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
097
EXP MATEMATICAS
OF
--
N
100
OF
--
--
N
100
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
100
SAUDE QUAL VIDA
OF
3
N
090
OF
1
--
N
097
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
093
EMPREEND SOCIAL
OF
--
N
100
OF
4
--
N
080
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
090
AA TEATRO
OF
1
N
097
OF
2
--
N
093
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
095
AEM ESPORTE
OF
2
N
093
OF
1
--
N
097
---
--
--
-
---
---
--
--
-
---
095
Escala de Avaliação
Legendas
RESULTADO FINAL
OBS: As avaliações e freqüências acima se referem somente à Escola citada. No caso de transferências, o aluno deve recuperar pela Escola a que cursava. A disciplina Ensino Religioso não é considerada para fins de prosseguimento de estudos.
NOTAS DE 0 ATE 10 COM INCREMENTO DE 1
1 - Aprovado (a) 3 - Retido (a) por Freqüência Insuficiente4 - Retido (a) por Rendimento InsuficienteAC - Ausências CompensadasPR - Participou da Recuperação
Protocolo de Boletim de Resultados de Avaliações
Recebi o Boletim de Resultados de Avaliações e declaro estar ciente das avaliações e faltas obtidas pelo (a) meu (minha) filho (a), nesta Escola e ano letivo até a presente data.
Aluno(a):
ADRIELI DE PAULA ROZ CANOS
R.A.:
000048916577 1 SP
Curso:
ENSINO FUNDAMENTAL
8. SERIE
Turma:
A
No.
1
Turno:
INTEGRAL
Assinatura do Pai ou responsável:
São Paulo, ________/________/________
Período: 2º BIMESTRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário