sexta-feira, 9 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO FINAL

Estudar os textos abaixo e produzir um relatório de aproximadamente 20 linhas cada um:
-Se um viajante numa noite de inverno - Ítalo Calvino
-O milagre brasileiro - Fausto Boris
-Podemos conhecer o universo? Reflexões sobre um grão de sal - Carl Sagan
(Aurea- 08/11/2007)

Se um viajante numa noite de inverno - Ítalo Calvino
A leitura, segundo Calvino, deve ser por puro prazer. Ele inclusinve nos ensina diferentes maneiras (posições) para praticá-la. Calvino cria também expectativas e desperta no leitor, uma grande curiosidade pelo que está por vir. Diz Calvino: Você vai começar a ler o novo romance de Italo Calvino, "Se um Viajante numa Noite de Inverno" . Também ele faz com que desenvolvamos um verdadeiro ritual antes da leitura, tais como pedir silêncio, fechar a porta, ir ao banheiro antes, entres outras infinitas coisas. Podemos dizer que Calvino quer que nos preparemos física e psicologicamente antes de começar a leitura trazendo-a como uma ação prazerosa de se realizar. Sem dúvida alguma Italo Calvino possui o dom de convencer, com sua propaganda fabulosa a respeito do seu livro. Ficamos tentados a ir adiante, desvendar mistérios...Assim devemos agir enquanto educador com nossos alunos, fazer uma bela propaganda do livro antes de lê-lo, despertando e chamando nossas crianças para o mundo mágico da leitura.


O milagre brasileiro-Fausto Boris
Durante o período no qual Delfim Netto ocupou a pasta da Fazenda ocorreu o chamado " milagre brasileiro ". Naquela época foi executado um forte controle dos salários que ficou conhecido como "arrocho salarial" e dos preços de todos os produtos industrializados.
Delfim foi, sem dúvida, o Ministro da Fazenda que presidiu o período de crescimento mais acelerado e mais longo da história do Brasil. O político vislumbrou que poderia aproveitar o clima político reinante para obter ali os poderes de que necessitava para modernizar a economia do Brasil. Delfim sugeriu mudanças tributárias e administrativas que alterariam substancialmente o sistema governamental brasileiro e ampliaria o controle da sociedade pelo Estado. Houve uma grande valorização de produtos importados sendo que o que mais vlorizou foi o petróleo. Acreditou-se que o Brasil se beneficiaria com a tecnologia avançada pelos acordos feitos com outros países. No entanto, este "crescimento" favorecia somente o capitalismo, que tinha sob domínio a situação precária do Brasil. O salário do trabalhador não qualificado achatou-se enquanto os empregos em áreas como administração de empreesas e publicidades valorizaram-se de maneira sifnificativa.
É inaceitável a classificação de “milagre” para o crescimento de 1969/73, feita com certa ironia e não sem uma pontinha de tristeza por alguns críticos, inclusive para Boris. “Milagre” é efeito sem causa, um evento extraordinário, inexplicável pelas leis da natureza. O que nos aconteceu está longe de satisfazer tal definição.
Não podemos também nos esquecer que o trabalho destinado ao meio ambiente por muito tempo foi esquecido, dando lugar 'a poluição industrial e dos automóveis .
Boris faz uma dura crítica quanto cita as consequências que sofremos é repetida até agora: “o desenvolvimento se fez à custa de insustentável endividamento externo."
Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal- Carl Sagan
O universo, ao contrário de um grão de sal é gigantesco, porém tanto um quanto o outro possui suas complexidades.
Como poderemos compreender os segredos do universo também sua grandiosidade? O mistério do universo está muito longe de ser desvendado. Carl Sagan afirma que o nosso planeta é um grão de areia solitário na escuridão cósmica envolvente.
Quando falamos de Universo, milhões de leques se abrem por todos os lados assim como as molécula de um grão de sal .
Os cientistas acreditam que a matéria é feita de moléculas. Suponha que você pudesse quebrar um grão de sal cada vez em pedaços menores. Se você pudesse repetir a operação milhões de vezes você finalmente chegaria à menor porção possível de sal, uma partícula de comprimento da ordem de alguns centésimos de milionésimo do centímetro.
O autor faz uma comparação entre o universo e o grão de sal e salienta que apesar da diferença de tamanho, ambos são difíceis de serem compreendidos.

Nenhum comentário: